Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Biografia do Ministro Toffoli do STF

Ivar Hartmann

Segundo o Consultor Jurídico (5/6/98) fez o 165º Concurso de Ingresso para Juiz de Direito de São Paulo e rodou. Tentou de novo em 1995 no Concurso 166. Não passou. Abriu então uma banca de advocacia. Os resultados mais conhecidos de seu tempo de advogado são suas duas condenações pela Justiça do Amapá. Uma em ação popular contra um contrato entre o advogado Toffoli e o governo do Amapá, do PT aliado ao PSB. Foi condenado a devolver o dinheiro que recebeu sem trabalhar. Disse o juiz na sentença “não provou que efetivamente foram prestados serviços ao Estado.” Na segunda foi contratado do governador João Capiberibe do PSB do Amapá para defendê-lo em Brasília. Contratou Toffoli, pagando-o com dinheiro do Estado. Foi condenado em 09/09 a devolver 420 mil reais, valores da época. Segundo o juiz houve uma trama entre Toffoli e Capiberibe para lesar o Amapá: o contrato feria a Lei das Licitações e a moralidade. Em 2002 Capiberibe foi cassado por bandido.
Foi advogado do PT. Na mesma época João Vaccari era o tesoureiro do PT. Vaccari foi condenado por corrupção e responde a outros processos pelo mesmo crime. Grande amigo de José Dirceu, foi seu subchefe da Casa Civil de 2003 a 2005. José Dirceu foi condenado por corrupção no Mensalão e na Petrobrás. Foi solto recentemente pelo voto de Toffoli. Em 2007, foi indicado pelo presidente Lula, para Advogado-Geral da União. Permaneceu até 2009, quando o presidente Lula chefe da quadrilha que roubou bilhões do Brasil, o indicou para o STF. Lula e outros traficantes e bandidos em geral também foram ou podem ser soltos graças ao voto de Toffoli. Também suspendeu as investigações da COAF contra o filho de Bolsonaro e da sua própria mulher. Mostrou porque foi indicado. 

ivar4hartmann@gmail.com

Um comentário:

  1. O Moro seletivo e parcial só prendeu antes da hora, para virar ministrop, mas fotos dele com Aecissss, isss, Serra, Alckmin, Temer. Sou filiado ao hoje golpista pMDB, mas daí então, sendo sensato, cada vez mais sou PT. Sou sensato e curto a justiça. Tenho cabelos brancos e isso me traz sensatez. Desculpem, mas é isso, não sou lambe botas.

    ResponderExcluir