Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Caiu neve na Serra de São Bernardo, em Caicó

Alto da Serra de São Bernardo, com Caicó ao fundo: nevou no sertão!
Um fenômeno natural muito raro ocorreu em Caicó nos últimos dias, ocasionado pelas mudanças climáticas globais.
O que parecia improvável, aconteceu entre os dias 12 e 16 de julho, na face invisível da Serra de São Bernardo, para quem observa de Caicó.
O frio intenso provocou uma pequena nevasca, embranquecendo as cinzentas encostas da formação rochosa milenar, também conhecida como Serra de Samanaú.
O fenômeno havia ocorrido pela última vez no longínquo ano de 1927, fato narrado apenas de forma oral por remanescentes da época, avós dos caicoenses que hoje estão na faixa dos 50 anos de idade.
A nevasca atraiu algumas pessoas ao lado oposto da Serra de São Bernardo, pra ver a neve, algumas pela primeira vez na vida.
O frio de julho está com os dias contados e a neve, evidentemente, já está derretendo: muitas pessoas ainda estão se organizando pra ver in loco a paisagem branca e gelada do Seridó.
Alguns privilegiados foram ao local e esquiaram em equipamento improvisado feito pelos moradores das redondezas.
É o caso da caicoense Maria das Graças Medeiros, que mora no Distrito Federal.
Ela é Peregrina de Sant'Ana, está na cidade desfrutando as delícias da Festa da Padroeira e viu o fenômeno climático raro.
Especialistas consultados pelo Bar de Ferreirinha informaram que a neve deverá derreter totalmente até o fim desta semana, coincidindo com o encerramento da Festa de Sant'Ana.
Religiosos mais ortodoxos enxergam a nevasca como um aviso divino da proximidade do fim do mundo, castigo do Criador ao homem pelas mazelas que ele produz diariamente.
Será?

13 comentários:

  1. Está tão bem narrada, que fiquei na dúvida... será verdade...?!?!?!

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que só foi noticiado aqui
    ahahahaha

    ResponderExcluir
  3. O Abominável Aécio das Neves esteve por lá, veio de helicóptero...

    ResponderExcluir
  4. FAKE NÃO, A MULESTA!!!!

    ResponderExcluir
  5. A única verdade é o Bar do Ferreirinha e a rima com mentirinha...depois de umas doses tudo pode acontecer. :)

    ResponderExcluir
  6. [ALERTA] Nesse momento, uma pequena avalanche se aproxima da cidade de Caicó. Dessa forma, é preciso alertar toda população para que não sofra com tanta neve à caminho, atrapalhando assim os festejos de Santana. Ademais, recomenda-se o uso de roupas especiais de frio, haja vista que há indícios de baixas temperaturas nos próximos dias.

    ResponderExcluir
  7. [ALERTA] Nesse momento, uma pequena avalanche se aproxima da cidade de Caicó. Dessa forma, se faz necessário alertar toda população para que a mesma se previna de tanta neve que está à caminho. Além disso, os festejos de Santana estão ameaçados, haja vista que, após a avalanche, poderemos ter uma nevasca na cidade caicoense. Por enquanto é isso, voltamos mais tarde com novas previsões! Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Querida pra nevar a temperatura tem que zerar, e nem sempre com 0° neva as serras daqui no inverno só tem mínimas de 13°. Oq pode ter acontecido foi uma chuva de granizo. Há dois anos atrás choveu no seridó. Só com fato de estar branco não quer dizer que seja neve, e sim cubos de gelo. (y) e se é que verdade né!

    ResponderExcluir
  9. mesma foto desta matéria. é em Portugal. http://cm-belmonte.com/?q=node/114

    ResponderExcluir
  10. Vai mentir assim na Caixa-Prego, infeliz!

    ResponderExcluir