Bibica quer aumentar
acesso à universidade
Com base nos dados sobre o perfil dos alunos aprovados no último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), compilados pela Comissão Permanente do Vestibular, o empresário Bibica de Barreira, pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte pelo PBF disse que uma das suas preocupações se for eleito, é ampliar o acesso à universidade pública.
O cruzamento das informações pela Comperve revela que a maioria dos novos alunos é proveniente de escolas particulares, branca e não trabalha.
"Há muito vem se discutindo a elitização do ensino superior no país", disse Bibica, ele próprio uma das vítimas desta elitização: o empresário não frequentou a escola por absoluta falta de condições financeiras da família.
Este será o tema que Bibica aborará na primeira edição do ano do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, uma realização do jornal Tribuna do Norte, Fiern, Fecomércio/RN e RG Salamanca Investimentos, com patrocínio do Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e UnP.
O seminário será realizado no próximo dia 17, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, a partir das 8h.
Os dados mostram que, embora a maioria dos inscritos no processo seletivo seja oriunda de escolas públicas, a maior parte dos aprovados é da rede particular.
Para Bibica, isso mostra que a universidade é frequentada principalmente pelas classes média e média alta.
"Quem pode pagar pela educação privada é que estuda nas universidades públicas, o que é um paradoxo", disse ele, acrescentando que o seu governo vai inverter essa lógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário