Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Nevasca caída na Serra de São Bernardo derrete e a água escorre para a Barragem de Oiticicas

Barragem de Oiticicas recebe água proveniente da neve que derreteu
na Serra de São Bernardo, fenômeno raro registrado na semana passada
A neve que caiu no platô e nas encostas da Serra de São Bernardo, em Caicó, além de ter mudado a paisagem árida do Seridó, está provocando um efeito colateral muito bem-vindo.
Ela derreteu e a água resultante do processo de derretimento está indo diretamente pra bacia da Barragem de Oiticicas.
A obra está em construção no município de Jucurutu e acumulou boa quantidade d'água neste fim de semana, com o fim da geada na Serra de São Bernardo.
O fenômeno da nevasca, ocorrido na semana da Festa de Sant'Ana (leia AQUI), foi causado pelo desequilíbrio climático que está havendo no planeta, decorrente do processo de aquecimento global.
Durante a semana, as pessoas que foram ver in loco o fenômeno, brincaram de esqui e fizeram bonecos de neve enfeitados com os garranchos da vegetação nativa.
"Foi curioso brincar de neve em pleno sertão do semi-árido nordestino", disse o servidor público Kaká Kurioso, que nunca havia visto o fenômeno antes.
Aquecimento - Ao mesmo tempo em que nevou em Caicó e foram registradas temperaturas glaciais em várias cidades do Seridó, lugares tradicionalmente frios experimentaram temperaturas mais altas nos últimos dias.
É o caso da região do Ártico, que quebrou recordes de calor recentemente, quando uma camada de ar, excepcionalmente quente, provocou o derretimento maciço de gelo e neve. 
Os dados são do relatório Artic Report Card, subscrito por 60 cientistas de todo o mundo, inclusive da Universidade de Timbaúba dos Batistas - UTB.
O relatório foi emitido pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, e, segundo os especialistas, o atraso recorde na cobertura de gelo no Ártico está associado às temperaturas quentes no ar e na superfície do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário