Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Físico caicoense lidera projeto na NASA

De Caicó, às margens do Rio Seridó, José Almino Filho já foi até Marte. Não pessoalmente, é claro. Mas foi graças ao seu trabalho que o veículo Curiosity pousou no Planeta Vermelho em agosto de 2o18.
O físico caicoense é um dos pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, e conta sua história no livro A Caminho de Marte — A Incrível Jornada de um Cientista Brasileiro até a NASA. Sua trajetória também será tema de palestra na 12ª Campus Party, que acontece de 12 a 17 de fevereiro em São Paulo.

O Curiosity é o mais sofisticado veículo já construído pelo homem para ser enviado a outro planeta. O projeto custou, no total, US$ 2,5 bilhões. Se os radares projetados por José Almino não funcionassem, tudo isso seria perdido: o Curiosity se espatifaria no solo marciano e não saciaria nossa curiosidade de receber informações sobre nosso vizinho planetário. Com o sucesso da missão, até hoje o veículo manda dados para a Terra diariamente, além de ter ajudado a comprovar, por exemplo, que existia água líquida em Marte.
                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário