Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

Bolsonaro e Trump ganham prêmio IgNobel 2020


'Homenagem' foi prestada porque os dois criticaram isolamento social e defenderam remédio sem comprovação científica ao longo da crise sanitária provocada pela Covid-19

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump (EUA) estão entre os vencedores da 30ª edição do Prêmio IgNobel, que aponta os fatos mais irrelevantes ou inusitados da ciência mundial.  

A homenagem foi feita pela condução da crise da pandemia do novo coronavírus pelos dois governantes, e o prêmio foi anunciado quinta-feira passada. 

Ao longo da maior crise sanitária do último século, Bolsonaro e Trump foram alvo de críticas de especialistas ao refutarem o isolamento social para frear o contágio e defender a cloroquina contra o coronavírus, embora as pesquisas provem que o remédio não tem eficácia contra a doença.

Os dois países concentram cerca de 405 mil mortes pela covid-19, o que representa 35 % das vítimas registradas em todo o planeta. 

Em número de contaminados pela doença, os Estados Unidos e o Brasil estão em primeira e terceira posição, respectivamente, no ranking mundial, e juntos já ultrapassaram mais de 11 milhões de infectados. 

Outros 'vencedores' - Também foram "premiados" na categoria Educação Médica os líderes Andrés Manuel López Obrador (México) Aleksandr Lukashenko (Bielorrússsia), Narendra Modi (Índia), Vladímir Putin (Rússia) e Gurbanguly Berdimuhamedow (Turcomenistão).

"Os ganhadores não puderam ou não quiseram nos acompanhar esta noite", disse o apresentador do evento, recordando que em 2013 Lukashenko já havia recebido o IgNobel da Paz por "proibir o aplauso em público". 

No lugar de espectadores, uma réplica animada do teatro se encheu de insetos que lançavam aviões de papel e aplaudiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário