Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Diarreias mentais - CLXIV


Solilóquio

Solilóquio? Você conhece este vocábulo? Informando para aqueles que não sabem, ao mesmo tempo que relembro aos que conhecem, solilóquio é o ato de conversar consigo próprio, ou o mesmo que monólogo, discurso em que uma pessoa fala consigo mesma. 
Você tem o hábito de falar sozinho? Eu tenho. Eu falo sozinho desde moleque. Aliás, antigamente toda criança falava sozinha, costume adquirido muito cedo durante as suas inocentes e solitárias brincadeiras. Hoje, criança não mais fala sozinha, pois seus brinquedos eletrônicos falam com ela. 
Eu não poderia ser uma exceção, então comecei a falar comigo mesmo ainda na infância, cresci e continuo conversando comigo próprio que, particularmente, eu me acho um excelente ouvinte. 
Pode ser que você não fale sozinho, mas será que você nunca usou a expressão “conversei com os meus botões”? Será que quem conversa com os seus botões não estaria falando sozinho?
Eu falo comigo mesmo. E tem mais, em muitas ocasiões eu mesmo me respondo formando, logicamente, um ótimo e amistoso diálogo. 
As pessoas costumam dizer que, depois de uma séria discussão com um contendor, o outro o deixou “falando sozinho” e se retirou. Revolvendo a minha velha memória não me lembro de que alguém já tenha me deixado assim: “falando sozinho”. Não preciso de uma briga para falar sozinho. Eu falo sozinho no banheiro. Eu falo sozinho no trânsito. Nas minhas caminhadas diárias, eu falo sozinho. Até dormindo eu falo sozinho (segundo diz a minha esposa). 
Porém, você que está lendo este texto, responda-me: não é melhor falar sozinho do que conversar com um mau ouvinte? Conversar com pessoas que parecem estar lhes escutando, mas estão com o pensamento voando noutro mundo, é o mesmo que conversar sozinho. 
E se você falar com gente que parece lhe ouvir, mas agarrado a um aparelho celular, continua vendo as redes sociais? Você também estará falando sozinho.

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário