Páginas

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Julgamento de Lula é transferido para Timbaúba dos Batistas

Ex-presidente Lula terá julgamento no dia 24/01/18 em segunda instância
O julgamento em segunda instância do chamado processo do tríplex, marcado para o dia 24 de janeiro, foi transferido de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte.
A mudança de local foi anunciada hoje pela manhã pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com o objetivo de dar maior conforto e segurança aos milhões de manifestantes que vão às ruas, contra ou a favor do ex-presidente.
O julgamento pode determinar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2018.
A Prefeitura de Timbaúba dos Batistas já está tomando providências para garantir segurança e conforto aos manifestantes, inclusive preparando a área verde e arborizada na entrada da cidade com infra-estrutura de água encanada e instalação de banheiros químicos.
Há a possibilidade, inclusive, de realização de uma Corrida do Jegue fora de época para proporcionar diversão e lazer aos manifestantes, antes da decisão judicial prevista para o dia 24 de janeiro.
A Associação das Bordadeiras deve organizar uma exposição e a Prefeitura prepara uma Feira -Mix para os dias que antecedem o julgamento com programação eclética, incluindo show da cantora Pablo Vittar.
CONDENAÇÃO - Em julho, Lula foi condenado a 9 anos e meio de prisão em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O caso foi incluído na pauta da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, pelo desembargador Leandro Paulsen, que preside o colegiado. 
Formada por três desembargadores, a turma é responsável por analisar em segunda instância os processos da Operação Lava Jato julgados por Moro.
Segundo a Lei da Ficha Limpa, uma condenação criminal por um órgão colegiado, como é o caso da turma do TRF-4, torna um candidato inelegível. 
A lei foi sancionada pelo próprio ex-presidente Lula em 2010.
Caso o tribunal decida adotar o entendimento do STF que permite a execução da pena a partir da segunda instância, o ex-presidente pode até mesmo ser preso depois de esgotados os recursos na corte de Porto Alegre.
Segundo a sentença de Moro, o ex-presidente recebeu um total de R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma de um tríplex no Guarujá (SP) e das reformas feitas no imóvel em decorrência do cargo de presidente da República.
A defesa do ex-presidente afirma que foram ignoradas "evidências esmagadoras de inocência" e que não há provas dos crimes citados na sentença.

3 comentários:

  1. Jota Alberto, de Washington, USA.terça-feira, 26 dezembro, 2017

    Aqui em Washington, USA, rumores dão conta de que o Presidente Donald Trump estará acompanhando o desenrolar desse julgamento tão importante para o mundo, que acontecerá na região Sul do Rio Grande do Norte, mais precisamente na Nova Metrópole seridoense, Timbaúba dos Batistas.
    Igualmente interessado nesse julgamento está o candidatissimo a Presidente da República Bibica Di Barreira, que usou seu prestígio junto ao governo do estado e conseguiu um reforço na segurança pública, com a liberação de carroças para serem usadas como viaturas policiais que estarão garantindo a agilidade da ação policial, caso seja necessária.
    A expectativa é de que, sendo condenado, o que é quase certo, Lula não será mais candidato e Bibica Di Barreira já saia às ruas de Timbaúba dos Batistas aclamado pelas quase três milhões de pessoas esperadas nesse julgamento.
    Os preparativos no Aeroporto Internacional Elino Julião já estão finalizados para recepcionar, além do presidente Temer, outras comitivas de babões e puxa-sacos oportunistas.
    A segurança pessoal de Bibica Di Barreira estará sob o comando de Ciçao Bandido.
    Toda infraestrutura já está preparada e não faltará água potável, de coco e ardente para os convidados, patrocínio já acertado com a Samanaú Destilados Exportation.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkk
    Vai sair do fórum montado num jumento, aplaudido pelo povo.
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. No dia 24 de Janeiro também estará presente no jugamento do Lula, a ex presidenta Dilma.

    ResponderExcluir