Páginas

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Diarreias mentais - LX


Fumar é uma sandice

“O Ministério da Saúde adverte: 
fumar causa câncer de pulmão”. 
(Alerta nos maços de cigarros) 

Não desejamos aqui discutir sobre o vício. Sabemos, sobejamente, que este desregramento habitual é uma questão tão complexa que a solução, muitas vezes, está num tratamento psicoterápico.  
Contudo, façamos uma rápida consideração sobre o hábito de fumar, sobre o que nos leva ao uso do tabaco e os reconhecidos males que ele vem causando à humanidade através dos tempos. Se fumar é uma dependência química ou psicológica, pouco nos importa. O que, realmente conta, são as vidas ceifadas, prematuramente, por esta conduta censurável.  
Nós, particularmente, temos amigos que fumam desbragadamente, o que muito nos incomoda e entristece. Temos também, inúmeros amigos que partiram, prematuramente, vitimados por este desgraçado mau hábito, o que nos entristece muito mais.  
Felizmente, observamos que a grande maioria dessa nova geração que nos sucede – netos, filhos, genros e noras -, não vêm encontrando lenimento no fumo. Parece-nos que, pelo menos neste aspecto, esses jovens são mais espertos do que nós. 
O Governo Brasileiro, através do Ministério da Saúde, acertadamente, determinou que os fabricantes de cigarros estampassem nos seus produtos frases que demonstrassem os males causados pelo fumo, inclusive com fotos ilustrativas chocantes. 
O tabagista, na sua estupidez, chega às fronteiras do ridículo – ou seria humor negro? Daí a insensatez demonstrada na seguinte historieta. Certo fumante vai a um estabelecimento comercial, compra uma carteira do seu cigarro predileto e lá está escrito: “O Ministério da Saúde adverte: o cigarro causa impotência sexual”. 
Ele lê aquela mensagem de alerta e, muito assustado, devolve a carteira de cigarros para o vendedor, e, inspirado pela insanidade do vício, solicita: 
– Por favor! Troca por uma que provoque câncer, pois eu não desejo ficar broxa, não!  

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário