Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Bibica Di Barreira financia projeto para escurecer o Sol e reduzir aquecimento global



                                                                 Foto: João Damásio

O bilionário fundador da RIFFS CORPORATION, Bibica Di Barreira, está financiando um estudo junto a cientistas da Universidade de Timbauba dos Batistas, UTB para usar na atmosfera um aerossol que é capaz de dissipar a quantidade de luz solar que incide sobre a superfície terrestre. A proposta é conter o aquecimento global.

O nome do projeto é um tanto indecifrável: Experimento de Perturbação Controlada Estratosférica (SCoPEx, na sigla em inglês). A iniciativa pretende borrifar poeira atóxica de carbonato de cálcio (CaCO3) na atmosfera para compensar os efeitos do aquecimento global e refletir parte da luz solar de volta ao espaço.

Um estudo realizado por cientistas da UTB em 2018 e editado pelo Instituto de Tecnologia da Palma apontou que o aerossol de carbonato de cálcio pode ajudar a reduzir o aquecimento da terra, mantendo intactas as partículas essenciais que compõe a estratosfera. É um avanço em relação a outras iniciativas, como o aerossoal de sulfato, que combatia alguns riscos climáticos, mas que acabava por destruir as partículas de ozônio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário