Páginas

terça-feira, 12 de maio de 2020

Criador de pássaros

Ivar Hartmann

Médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, jornalistas, todos dão sugestões sobre como passar este período de quarentena, com restrições de sair de casa. Como criador de sabiás, bem-te-vis, curruíras, cambacicas e beija-flores, quero dar também minha sugestão de como passar bem o tempo em casa nestes tempos de ócio obrigatório. Tenho um irmão, Norberto, técnico em laptop. De profissão engenheiro, entende tudo da maquineta. Há uns dias levei a minha para ele dar uma olhada. Deixei na portaria do edifício e vim para casa. Nem bem cheguei já tinha um whatsapp dele: “a tela de teu laptop tem cocô de passarinho”. Já explicando, minha funcionária limpa o gabinete quase todo dia, mas uns pássaros eu crio de um lado da casa e cambacicas e beija flores do outro. Mais precisamente na janela de meu gabinete. E, infelizmente, eles não têm horário para fazer suas necessidades, nem local certo. E, concordo com eles, o lugar ideal é a tela do laptop, aberta parece um poleiro.
Agora vai minha sugestão. Para todos que tenham alguma árvore grande por perto. Os pássaros invadiram nossas cidades e estão camuflados nelas. Casca de mamão, de melancia, banana, qualquer fruta macia, colocadas em uma sacada, eles aos poucos aparecem para comer. Comprei um bebedouro pequeno de beija flor e coloquei na janela de meu escritório, em casa. Logo tive que trocar por um grande, que leva sete colheres de sopa de açúcar cristal dissolvidas na água. Para cada beija flor que vem beber, tem quinze cambacicas fazendo algaravia. Lindo de ver. Então pensei, se vem na janela, vem para dentro da casa. Mudei o bebedouro para cima de uma toalha na ponta da minha mesa e quando estou aqui, como agora, me acompanham com o barulho do bater de asas dos beija-flores ou o pio baixinho e prolongado das cambacicas, um passarinho pequeno, irrequieto, peito amarelo, com uma lista branca sobre os olhos. Se não fecho a porta, invadem a casa. A sugestão é comprar um bebedouro e açúcar cristal, e colocar na área ou janela. Pouca despesa para muita alegria.


ivar4hartmann@gmail.com


Um comentário:

  1. Também planto flores e coloco bananas e é uma lindeza ver um beija-flor ou, nas frutas, os sanhaçus que aqui na minha região tem duas cores: a tradicional azul e verde-oliva. De resto aparecem outros que desconheço de penugem marrom com uma mancha iridescente debaixo de cada olho.
    Há muito que venho apreciando essas joias da natureza.

    ResponderExcluir