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quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Diarreias mentais - LXIV


Redação do ENEM 2017? Nem 
Ministério da Educação sabe

Todos nós acompanhamos a luta da juventude brasileira inscrita no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), versão 2017, que teve a sua primeira parte ocorrida no domingo dia 5 de novembro. 
Rapazes e moças batalhando por uma vaga na Universidade, ansiando se tornarem aptos a uma profissão que lhes assegurem um futuro promissor. 
São indiscutíveis a apreensão e o estresse que este certame educacional provoca nos estudantes brasileiros, a maioria deles mal preparados – consequência natural de um ensino público deficiente. 
Por sua subjetividade, o ponto mais complexo e polêmico do ENEM sempre foi a redação, que tem o bom peso no exame. 
Os jovens ficam o ano inteiro se perguntando: qual será o tema deste ano, meu Deus? 
E o tema da redação do ENEM-2017 foi arrasador. 
Estudantes e professores ficaram estarrecidos com o grau de dificuldade de se dissertar sobre os “desafios para formação educacional de surdos no Brasil”.  
Eu, que estou afastado dos bancos escolares há décadas, junto o meu veemente protesto aos dos alunos das escolas brasileiras: o tema é difícil e paradoxal. 
A inclusão social de pessoas surdas é correta e obrigatória, mas é um disparate o Ministério da Educação do Governo Brasileiro querer que os jovens lhes digam qual a didática apropriada para a formação dessas pessoas, quando o próprio Governo Federal não está ministrando corretamente um ensino decente e eficiente aos demais estudantes.  
Se o nosso Ministério da Educação não tem um programa público de aprendizagem racional e eficiente para a juventude brasileira em geral, como tem a ousadia de pedir aos estudantes que apontem o caminho para educar pessoas deficientes?  
Faz-se necessário, urgentemente, uma formação educacional pública adequada e eficaz aos jovens brasileiros em sua totalidade, inclusive aos surdos. 
Aproveito o ensejo para, como um simples cidadão brasileiro que só pensa no melhor para a nação, como forma de suscitar ações federais efetivas e urgentes, sugerir ao Governo Federal alguns temas para as redações dos próximos ENEMs:

“Como acabar com o desemprego no Brasil”; 
“Vamos extinguir a violência urbana? ”; 
“A excelência da saúde pública no Brasil”; 
“Transporte público: uma necessidade do povo brasileiro”; 
“Qual a solução para a Seca do Nordeste? A transposição das águas do Rio São Francisco? ”; 
“Desafios para formação educacional de jovens no Brasil”. 

Quem sabe os nossos heroicos estudantes não apontarão também os caminhos!

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

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