Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2021

Municípios gaúchos dão exemplos

    

Ivar Hartmann

Encantado, município do Alto rio Taquari, fica a 140 km de estrada asfaltada de Porto Alegre. É terra de italianos. De gringos como se diz. Trabalhadores e ordeiros está na raça destes descendentes de imigrantes que enriqueceram a belíssima região de serras gaúchas.  Então são gringos: o prefeito, o padre, a população. Quando tem muito gringo reunido e um padre sugere algo voltado para a religião católica, dê por certo que será executado. Em Encantado resolveram construir, no alto da montanha, um Cristo maior que o Redentor, com acesso a cabeça pelo seu interior. Até o prefeito do Rio de Janeiro já prometeu comparecer na inauguração. Vejam no Google o adiantado da obra que já tem forma. 

Falando em religião a Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos, tão importante quanto a Associação Brasileira dos Criadores de Pinguins, entrou na justiça para retirar um pequeno monumento dedicado a Bíblia existente em Estancia Velha, na BR-116 a 50 km da capital. Sob a alegação de que é vedado pela Constituição já que o Estado é laico e o pequeno monumento faz proselitismo religioso. A ação foi julgada improcedente e arquivada. Resumo das respostas dos leitores consultados pelo jornal NH: com tanta coisa para se preocupar vão pensar nisso?

Finalmente, em Dois Irmãos, ainda na BR-116, subida da serra, a prefeita atual teve uma ideia singela e uma coragem extraordinária. Para pôr em prática o que deveria ser normal, não foram as secretarias municipais cabide de emprego de cabos eleitorais. Abriu um concurso público para selecionar o Secretário Municipal da Saúde. Acudiram dezenas de candidatos e, pelo currículo da escolhida, que não é do município, foi uma ideia fabulosa. Merece elogios e manchetes. 

Promotor de Justiça aposentado - ivar4hartmann@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário