Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Fim do Fla X Flu eleitoral em Caicó?

Hugoz Tozo
Embora eleição, qualquer uma, tenha sempre como regente o imponderável, a verdade é que Caicó se acostumou, nas duas últimas décadas, a lidar ao menos com uma sólida previsibilidade: o embate final entre bacuraus e araras. Ou verde e vermelho. 
Desde a disputa entre Manoel Torres e Chico Burra Cega, em 1968, o duelo se estabeleceu e não mais saiu de cena. 
Os demais partidos figuraram como coadjuvantes, optando por um dos lados. 
Aos poucos, porém, essa bipolaridade começa a dar sinais de exaustão. 
Já na eleição passada, registrou-se o fenômeno Francielle Lopes, não tanto por sua liderança pessoal e mais por ter sido catalisadora dos insatisfeitos com o que parecia ser um eterno Fla x Flu político. 
A eleição do ano que vem, não obstante a precocidade com que está sendo discutida, parece reservar um quadro diferente do habitual. 
A candidatura do empresário caicoense Bibica Di Barreira, do Partido do Bar de Ferreirinha (PBF), quebra a lógica bipartidária até aqui vigente. 
É ainda um sinal, não uma garantia. 
Quando não há fatos concretos, a chamada teoria da conspiração tende a se instalar. 
É o que ocorre nesta fase. 
Sabe-se que Bibica é hoje uma liderança política consolidada nacionalmente, e poderia, tranquilamente, ser protagonista do debate político que se trava no Brasil.
Mas pela receptividade que o seu nome encontra na população, que se identifica plenamente com ele, e pelo espaço que Di Barreira tem conquistado espontaneamente em todos os veículos de comunicação, a polarização entre verde vermelho está com os dias contados.
A conferir. 
Hugoz Tozo é sociólogo e coordenador de pesquisas eleitorais do Instituto DataBar

Nenhum comentário:

Postar um comentário