Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2020

China é culpada do corona?

Ivar Hartmann

Uma investigação, contra pessoa ou país parte sempre de indícios. Notícias, informações, documentos, gravações, etc., ações humanas relativas ao fato que buscamos averiguar. Se os indícios se fortalecem, a investigação cresce. Se enfraquecem, arquiva-se. Na investigação sobre o corona ou vírus chinês, do qual milhares de brasileiros morreram e outros milhares morrerão, um fato é reconhecido pelo autor: começou na China, em Wuhan. Querem os chineses que de maneira natural, através de morcegos hematófagos, que se alimentam há séculos do sangue dos humanos da região. A realidade derruba a versão chinesa pelos indícios já levantados. Vejam as supostas casualidades. O Instituto de Virologia de Wuhan abriga o maior banco de vírus da Ásia. Seus laboratórios de alta tecnologia estudam as relações entre os humanos e os animais. E cientistas de outros países especulam, contrariando os colegas chineses, que, por erro humano, o vírus surgiu e se propagou neste laboratório de pesquisa onde alguma regra não foi obedecida. Não no mercado de animais vivos. Neste laboratório, maior da Ásia em segurança máxima, é possível manipular  vírus transmitidos por pessoas, incluindo o ebola.
Mais: Em 2002 e 2004 houve vazamentos em um laboratório de Pequim que matou pessoas. Segundo um jornal ianque, em 2018 autoridades americanas alertaram sobre a fraqueza da segurança e gerenciamento no laboratório de Wuhan. Estavam preocupadas com a segurança inadequada dos pesquisadores ao manipularem vírus parecidos com o da SARS, síndrome da mesma família do coronavírus. Agora a imprensa americana diz que o vírus pode ter saído, acidentalmente, deste complexo para a população de Wuhan. E Donald Trump pede uma investigação mais profunda da origem. Não fora pouco, a maior especialista chinesa em coronavírus de morcegos, Shi Zhengli, é vice diretora no Instituto de Wuhan. Indícios mais que robustos para a Corte Internacional de Justiça em Haia. Culpada, a China deve pagar as mortes e prejuízos que causou.

ivar4hartmann@gmail.com

Por motivos técnicos, excepcionalmente a coluna Ivar Hartmann foi publicada hoje. Normalmente, Ivan Hartmann escreve às terças-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário