Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Diarreias mentais - LXIII


Um talão de multa na mão
e uma pistola na cintura

Nenhum país desse mundo de meu Deus tem um Congresso como o nosso. 
O Congresso Brasileiro quando não está legislando em causa própria (tentando salvar os seus membros metidos em falcatruas) está aprovando leis polêmicas e até desnecessárias, para não dizer belicosas. 
O Plenário do Senado aprovou dia 27/10/2017, em votação simbólica, o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que não sejam policiais. 
O projeto seguiu para sanção presidencial. 
Vocês entenderam? Aqueles senhores e senhoras que são pagos para controlar, fiscalizar e orientar o trânsito urbano passarão a ter uma arma de fogo na cintura! Entenderam, mesmo? Nossos agentes de trânsito municipais (os antigos amarelinhos que agora são verdinhos), alguns com excesso de peso, além de portar um talão de multas (que, muitas vezes, é uma poderosa arma), também vão carregar um três-oitão! 
Então, eu também pergunto, se sancionada essa “diarreia mental” dos nossos íntegros congressistas, nossos agentes de trânsito passarão a ter poder de polícia? 
Eles também poderão interferir num assalto ou noutra tentativa de delito contra a população? 


Os marginais que estão por aí à cata de armamento, se aprovada essa aberração, terão à sua disposição um arsenal na cintura de homens e mulheres, sem treinamento específico para policiais e, muitos deles, fora de forma.  
De onde terá partido essa brilhante ideia? 
Não terá a mão de lobistas da Indústria Bélica, querendo incrementar suas vendas devastadas pela crise financeira que o Brasil vive? 
E o custo financeiro para aquisição das armas será dos municípios e dos estados, quase todos falidos e com salários de funcionários em atraso? 
Se aprovada essa lei, iremos ter uma batalha desigual. De um lado, um motorista desarmado e do outro um agente de trânsito com uma arma na cintura (e talvez até na mão).  
Preparem-se, senhores condutores de veículos!  
Agora, além de levar uma multa de trânsito, vocês também poderão levar um tiro!

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário