Páginas

domingo, 28 de abril de 2019

Um vigário colado


Ciduca Barros

Os vigários colados eram sacerdotes indicados para assumir, em caráter permanente, uma paróquia canônica e legalmente constituída. 
O cargo existiu durante o período monárquico, quando estava em vigor o sistema do padroado, em que Igreja e Estado compartilhavam responsabilidades na administração da vida religiosa e civil, e foi extinto com a proclamação da República no Brasil. 
No entanto, apesar da sua extinção, os católicos continuaram chamando de “vigário colado” aqueles sacerdotes que “adotaram” uma paróquia e ali ficaram durante muito tempo. 
É inegável o mérito do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, por sua incansável luta pela democratização das águas, o qual foi um ferrenho defensor da Transposição das Águas do Rio São Francisco. 
Por tudo que fez, ficou conhecido como “Monsenhor das Águas” ou “O Profeta das Águas”. 
Dono de uma sincera vocação sacerdotal, humilde, sábio e culto, depois de iniciar sua missão pela paróquia de Jardim do Seridó (no nosso querido Sertão do Seridó), ainda esteve em São Rafael e Touros e, finalmente,  foi titular da Paróquia de São Paulo do Potengi, onde foi reconhecidamente considerado um vigário colado, e atendeu, sem discriminação, a toda gente daquele lugar, durante 56 anos. Aqui está uma prova da sua simplicidade.
Certo dia, chegou em sua casa uma senhora muito pobre e analfabeta, deu bom-dia e perguntou:
– Monsenhor, o senhor sabe ler e escrever?
E ele, sempre humilde, respondeu:
– Sei, por quê?
– Porque, como eu não sei escrever, queria que o senhor fizesse uma carta pra minha família que mora no Sul do país.
Monsenhor Expedito mandou que ele se sentasse e, pegando papel de carta e uma caneta, pediu-lhe que ditasse o assunto da carta. 
Ela deu as notícias, Monsenhor escreveu e depois leu para que ela ouvisse.
– A senhora quer dizer mais alguma coisa? – perguntou ele, no final. 
– Quero sim, Monsenhor!
E desfechou:
– Acrescente aí: "Desculpem os erros e os borrões!" 

Escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário