Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Por que?

Julinho de Adelaide

Salteador, pistoleiro, malfeitor, facínora, bandoleiro, pessoa sem caráter, rato de maus sentimentos, gatuno, ladro, desalmado, amigo do alheio, perverso, ladrão, cruel, assassino, matador... enfim, bandido. 
Eles estão em cada esquina desse país, causando terror, medo e insegurança na população.
É muito provável que as maiores motivações para se praticar o mal no Brasil sejam a certeza da impunidade, a falência do sistema prisional, o mau exemplo de alguns políticos e a possibilidade de tornar-se rico e fazer uso de luxos que a maioria da população jamais teria acesso somente com o seu próprio esforço e trabalho honesto, além de uma legislação conivente.
Associado a isso, podemos somar o esforço de alguns movimentos sociais em dialogar, entender, defender e até mesmo proteger os desonestos, assassinos e ladrões.
Considero também a famosa expressão do filósofo ateniense Sócrates, que afirmou: “O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem.”
Para mim está muito claro o que leva algumas pessoas a praticarem crimes. Quanto a isso não tenho dúvidas!
Mas o que me deixa intrigado e indignado é a inércia do Estado. 
Ora, o que o Presidente da República finge que não vê o que se passa com relação à segurança pública? 
Por que ministros, deputados, juízes, vereadores, promotores, senadores, governadores, desembargadores, secretários, ministros do STF e do STJ, prefeitos e demais autoridades estão parados, assistindo de camarote a falência da segurança pública? 
Afinal são eles que estão no poder e podem modificar as leis. Além disso quase exibem em seus recheados currículos títulos de mestrado, doutorado, PhD.
Eles que têm as chaves dos cofres públicos, montam os orçamentos municipais, estaduais e da união, decidem onde cada centavo arrecadado será gasto.
Determinam as ações do Poder Judiciário: acusam, julgam, prendem, punem, absolvem e libertam.
É deles o poder de polícia. São os comandantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Legislativa, Polícia Federal, Força Nacional, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, dos Bombeiros Militares e dos serviços de inteligência e informação.
Temos para a defesa da sociedade armas de guerra, centenas de bases e quartéis militares, submarinos, navios de combate, mísseis e foguetes, tanques de guerra e aviões supersônicos; tudo funcionando e com pessoal treinado para entrar em ação a qualquer hora do dia ou da noite. 
Com tudo isso estamos perdendo a batalha para as facções criminosas, para bandidos que mal sabem assinar o próprio nome, para pessoas que não sabem o que é o bem. 
Então, se os dirigentes públicos têm o poder, são “do bem” e sabem o caminho para solucionar o problema, por que falta a ação?
Por que, por que e por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário