Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Diarreias mentais - LIX


Sopa de letrinhas

Todos nós sabemos que, há muito tempo, a crônica política se fundiu com a crônica policial. Quando a mídia nacional divulga algum ato político, aparecem em cena tantos policiais que nos levam a pensar que estamos assistindo a um programa no estilo “patrulha da cidade”. 
Portanto, deixemos de lado os roubos, desfalques, corrupções, propinas e outras falcatruas. Tratemos, apenas, de siglas partidárias.
Estadistas do mundo civilizado, democratas, afirmam que o racional seria o bipartidarismo. Quantos partidos políticos temos sugando o nosso amado e espoliado Brasil?  
Anotem aí: PDT, PC do B, PR, DEM – antigo PFL, que se transformou no DEMOCRATAS, que opositores apelidaram de DEMO(?) –, PMDB, PPS, PP, PSDB, PSB, PT, PSTU, PV, PTB, PCB, PSOL, PRTB, PT do B, PTC, PSL, PSC, PSDC, PMN...ufa!!! Haja Fundão Partidária para suprir tantos partidos!


Uma verdadeira sopa de letrinhas! 
Aqui, nós abrimos um parêntese, para citar D. Chiquinha, a finada nossa mãe, que, assim como as mulheres da sua geração, dizia: “panela que muitos mexem, ou sai salgada ou sai insossa”. 
Dando a nossa colaboração nessa diarreia política, inspirados no PTN que, recentemente, se travestiu em PODEMOS, do alto da nossa “diarreia mental”, gostaríamos de sugerir que algum desses partidos que formam a “sopa de letrinhas” da Política Brasileira se transforme em PHODEMOS (com PH mesmo). 
Por que PHODEMOS? 
Porque não é a mudança de sigla que vai evitar que aquela gente continue “phodendo” (com ph mesmo) o País! 

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário