Páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Diarreias mentais - XLVI


A antítese do 
preconceito é 
o respeito 

Infelizmente, o Brasil é um país com um alto índice de analfabetismo, mas, paraxodalmente, existem no país milhares de analfabetos que se arvoram ser cientistas políticos, milhares de semianalfabetos que se dizem técnicos de futebol, milhares de iletrados que acham que entendem de sociologia,  milhares de pessoas estúpidas opinando sobre teologia e milhares de falsos juristas – juízes da moral alheia, que julgam, condenam e estabelecem a pena.   
Existem milhares de brasileiros iletrados, mas dando suas opiniões estapafúrdias sobre tudo, distorcendo os fatos com cinismos (muitas vezes, propositadamente) e proferindo uma torrente de ferinas e perversas opiniões.  
Uma enxurrada de “diarreias mentais”. 
Estamos presenciando a distorção cruel que algumas pessoas estão promovendo nas palavras pronunciadas por Dom Antônio Carlos, Bispo da Diocese de Caicó (RN), por ocasião da homilia da missa de encerramento da Festa de Santana.  
Algumas pessoas estão formando conceitos ou opiniões, sem nenhuma ponderação ou conhecimento dos fatos e, pior, muitas delas até sem ouvir na íntegra a pregação de Dom Antônio Carlos, na base do “eu ouvir dizer que”! 
Por favor! Não pincem frases isoladas da pregação do senhor bispo para desvirtuarem a sua fala e, consequentemente, fazerem alardes mentirosos e maldosos de um assunto tão sério e atual quanto o abordado ali. 
A Igreja Católica Apostólica Romana vem se atualizando e não pode ficar alheia aos grandes problemas da atualidade e que também, direta ou indiretamente, atingem também os seus fiéis, inclusive toda e qualquer forma de preconceito.  
O senhor está plenamente correto, Reverendíssimo Bispo!  
Não vamos nos arvorar de "católicos", para arrancarmos nossos podres preconceitos do fundo de nossas almas de pérfidos moralistas para espinafrar a orientação sexual dos nossos irmãos. 
O antídoto do preconceito é o respeito. E sentimos muito respeito de Vossa Reverendíssima na tratativa do tema.  
Como não poderia deixar de ser, o senhor também tem o nosso respeito. 

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário