Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2023

Chat GPT, teu próximo app

                        

Ivar Hartmann

ChatGPT, significa transformador pré-treinado gerador de conversas, com inteligência artificial e especializado em diálogo. É um protótipo de chatbot, software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens. É a revolução atual pelo globo terrestre. Lançado em 30/11/22 em São Francisco, USA, em dois meses, portanto até 30 de janeiro recente, ele já tinha 100 milhões de usuários. Por comparação, o Instagram levou mais de 2 anos para alcançar este número e o TikTok 9 meses. Baseia-se na Inteligência artificial. E que é isso? Perguntei para o próprio ChatGPT.

Respondeu-me em segundos: “A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se dedica a criar sistemas que possam executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, tais como aprendizado, raciocínio, tomada de decisões, reconhecimento de voz e imagens, entre outras. Ela se baseia em algoritmos e modelos matemáticos complexos que são capazes de simular o comportamento humano em certas situações. ”

A IA já tinha variadas aplicações. Agora explodiu! Quem usa o Google como enciclopédia e dicionário, é um enorme passo adiante. Fácil de manusear, pergunta-se por escrito sobre qualquer assunto, e espera-se a rápida resposta escrita do aplicativo. Se a pergunta for correta, a resposta também será. Entre as várias companhias que estão trabalhando com a nova criação, e cujos apps estão no buscador de teu celular, tem um gratuito e em português. Pode não ser o melhor, mas é muito bom. Por último: quando tentei abrir um dos ChatGPT, apareceu um quadrinho e os dizeres: “clique no quadrinho se fores humano”. Santo Deus! Consegui chegar no futuro. 


Promotor de Justiça aposentado

ivar4hartmann@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário