Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Diarreias mentais - CLXIX


Um profissional competente

Era o casamento da sua amada filha. A primeira filha que se casava e ele caprichou na preparação das bodas. Pagou o melhor bufê, o melhor costureiro foi contratado para confeccionar a vestido da noiva, apurou-se em todos os detalhes e gastou os tubos, afinal era o casamento da filha querida e ele queria vê-la feliz.
Comprou o melhor e mais caro tecido e mandou fazer o seu terno por um alfaiate que ele julgava apto. Queria um terno bem talhado e moldado perfeitamente ao seu corpo. Afinal era o casamento da sua linda filha.
Com toda a azáfama dos preparativos do casamento e outras obrigações, deixou para receber o seu terno na última hora do dia da cerimônia. Como estava atrasado não quis provar a roupa, confiou cegamente no alfaiate.
E esta confiança foi a sua grande desdita.
Quando chegou em casa vestiu o terno e observou logo que, não se sabe como, uma manga do paletó e uma das pernas da calça estavam exageradamente curtas. Uma verdadeira tragédia, e agora? Angustiado, ligou para o celular do alfaiate e explicou o desacerto. O eficiente profissional ouviu a sua explicação e, calmamente, perguntou: 
– Os defeitos são ambos do mesmo lado?
Ele respondeu que sim. O alfaiate, dizendo que já estava num bar, onde já tinha tomado umas e outras, deu dali a sua solução para o grave problema:
– Vista o terno e aderne o corpo para o lado que está mais curto que, automaticamente, compensa a diferença.
Ele não gostou da ideia, mas era a única coisa a ser feita. Todo mundo sabe que a atração principal num casamento é a noiva. Todos querem vê-la bonita e trajando um rico vestido nupcial, entrando pela nave da igreja. E a igreja estava impecável e lindamente decorada e estava lotada de pessoas elegantemente trajadas.
O coral atacou aquela famosa e conhecida marcha nupcial. Todos ficaram de pé e unanimemente voltaram-se para ver a triunfal entrada da figura central do casamento: a noiva. E pela parte central da matriz vinha a noiva lindamente trajada, de braço dado com o seu pai totalmente deformado.
Lembram-se de Quasímodo, personagem de Notre-Dame de Paris (O Corcunda de Notre-Dame), que é também usado como sinônimo de indivíduo deformado, mostrengo? Mentalizem o quadro: uma formosa e elegante noiva, de braços dados com o pobre e infeliz Quasímodo.
O murmúrio na igreja foi geral. Foi uma comoção total. Todos e cada um dos convidados queriam opinar. Dentro daquela celeuma generalizada alguém, com muita convicção, comentou:
– Preciso anotar o endereço do alfaiate deste cara! O profissional que consegue fazer um terno para este aleijado deve ser muito competente!

Ciduca Barros é escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário