Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2019

Reforma da Previdência Social


Ciduca Barros

Está longe de mim tentar fazer comentários sobre a propalada e complexa Reforma da Previdência Social que, forçosamente, será feita pelo Governo Brasileiro.
É realmente necessária?
Será realizada corretamente? 
Provocará injustiças? 
Resolverá o problema de fluidez do caixa do Tesouro Nacional?
É justo ser feita apenas para os trabalhadores civis?
Não sei responder a nenhuma dessas indagações.
No entanto, como só sei escrever sobre humor, quero dar a minha contribuição para subsidiar a Reforma da Previdência, contando aqui esta historieta, um texto baseado em “fatos reais”.
Antigamente, vimos trabalhadores brasileiros, ainda jovens e com pouco tempo de contribuição, darem aquela “enrolada” no INSS (naquela época, INPS) e conseguirem suas aposentadorias por invalidez.
Todos nós conhecemos pessoas que se aposentaram, por invalidez, sob a alegação de delicados problemas de saúde, e continuaram lépidos e fagueiros pela vida afora. Como eles conseguiram, não sabemos. 
Posteriormente, a previdência oficial, acertadamente, fechou aquela porta de irregularidades.
Esta historieta, cujo personagem, nosso conterrâneo, era e continua sendo meu particular amigo, aconteceu enquanto aquela porta ainda estava escancarada. 
Alberto tinha menos de 30 anos de idade e, logicamente, pouco tempo de contribuição previdenciária. Certa feita, ele sofreu um acidente automobilístico, coisa de pequena monta, e aproveitou o ensejo para urdir uma aposentadoria por invalidez. Sob a alegação de que estava com uma séria e dolorosa lesão na coluna vertebral, inicialmente, conseguiu ficar usufruindo de licença-saúde da previdência e, naturalmente, afastado do trabalho.
Durante esse tempo, ele era visto nos lugares mais improváveis para quem estaria com uma lesão tão delicada: boates (as baladas de hoje), rodas de samba, peladas de futebol, barzinhos, etc.
Por várias vezes, chegava a época de nova perícia médica para avaliação da sua licença e, inexplicavelmente, ele conseguia novo período de ócio e lazer. 
– Eu ainda vou me aposentar alegando este problema – jactava-se.
E a vida do nosso conterrâneo continuou, meses e meses, de pândega em pândega, até o dia de mais uma perícia médica. 
Como nas ocasiões anteriores, ele chegou ao INPS, dramaticamente, torto. 
Lembram-se daquele gato na garrafa da Zinebra, que era todo torto? 
Ele sempre entrava ali daquele jeito. Entrava fazendo três rastros. Quando adentrava na sala do médico-perito ficava mais torto ainda. 
Lembra-se de Quasímodo, aquele personagem do livro “O Corcunda de Notre-Dame”, obra literária de Victor Hugo?
Como eu relatava, naquele dia, aquela figura, misto de gato da Zinebra com Quasímodo, entrou na sala do médico, vagarosamente, pisando no chão com uma cautela excessiva e com uma cara de quem estava sentindo muitas dores. Em “câmara lenta”, sentou-se defronte ao birô do perito. 
Lembram-se daquela velhinha do programa televisivo “A Praça é Nossa”?
O médico, com a sua longa ficha médica na mão, o encarou e indagou:
– E então? Como está o seu problema na coluna?
O conterrâneo fez um longo e enfadonho discurso sobre o seu grave problema de saúde. Disse que estava, cada dia, pior. Disse que doía horrivelmente. Alegou que dormia muito mal. Informou que, como o doutor havia presenciado, ele mal conseguia andar. E disse que, tinha certeza, que aquele mal ainda o levaria a uma triste e precoce aposentadoria e blá, blá, blá.
O médico, de mão no queixo, silenciosamente, apenas escutava aquele lúgubre histórico.   
Depois de ouvir muita lamúria, o médico perguntou:
– Terminou?
Então veio a bomba que o enrolão não esperava:
– Você não seria um sujeito que pratica ginástica de alto impacto lá na Academia Brutamontes?
E a máscara do nosso aleijadinho caiu por terra. Ele vinha de há muito fazendo exercícios físicos (queria se aposentar, por invalidez e em forma) numa conhecida academia da cidade. Ali, ele fazia os exercícios com tanto esmero e tanta perfeição, que o instrutor o punha sempre em frente da turma como protótipo. Não sabia ele que, o perito-médico, era um daqueles que ficavam lá atrás, humildemente, ouvindo o instrutor gritar:
– Espelhem-se em Alberto!
Naquele dia sua armação foi desmascarada.
Foi-se o seu sonho de uma aposentadoria por invalidez. 
Ele saiu do INSS puto da vida, mas andando normalmente.
Milagrosamente, estava curado!

Escritor e colaborador do Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário