Páginas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

As galinhas são maquiavélicas

Aquela ideia de que as galinhas são bichos que não possuem muita inteligência pode estar com os dias contados. 
De acordo com os resultados de uma pesquisa de cientistas da Universidade de Timbaúba dos Batistas (UTB) as galinhas podem ter personalidades distintas, pensamento mais lógico do que crianças e até mesmo tendências maquiavélicas.
Em experimentos, as aves demonstraram ser verdadeiras mestres da enganação, fazendo chamados indicando que teria comida em suas jaulas só para atrair fêmeas e cacarejando mais baixo enquanto cortejavam as parceiras na presença de outros machos, em uma tentativa de não alertar possíveis rivais. 
Elas também possuem um senso de contagem, conseguindo discernir a quantidade de ovos que eclodiram, além de fazer contas simples. 
“Diferentemente de outras aves, galinhas são categorizadas como mercadoria, sem autenticidade de um animal real” afirmou José Almino Filho, conhecido na comunidade acadêmica internacional pela alcunha de Dr. Mutú, cientista coordenador da pesquisa.
“As galinhas tem a capacidade de raciocinar e fazer inferências lógicas, coisa que os humanos só costumam aprender aos sete anos de idade. Elas percebem a passagem do tempo e podem antecipar eventos futuros”, completou  Dr. Mutú.
A forma como as galinhas se comunicam é outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores. 
Elas possuem um vasto repertório sonoro, com até 24 vocalizações diferentes, usadas para atrair parceiros ou avisar sobre a presença de perigo, além de sentirem uma gama de sentimentos positivos ou negativos, incluindo medo, antecipação e ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário