Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Rock and roll está de luto


Câncer mata Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas da história

O rock está de luto: Eddie Van Halen, um dos mais cultuados guitarristas do mundo, morreu hoje nos Estados Unidos, aos 65 anos.

Ele tratava de um câncer na garganta desde 2019.

Eddie nasceu em Amsterdã, na Holanda, em 1955, mas ainda na adolescência se mudou com a família para Pasadena, na Califórnia. 

Foi lá que, ao lado de David Lee Roth e do baixista Michael Anthony, o grupo Van Halen começou a fazer sucesso em clubes de West Hollywood.

Já no primeiro álbum, Van Halen, de 1978, Eddie mostrou ao mundo a sua estupenda habilidade na guitarra, muito marcada pela velocidade, e também pelo "tapping", a técnica de tocar o instrumento batendo com as duas mãos nas cordas, à altura do braço. 

Suas principais influências, segundo entrevistas dele próprio, foram Eric Clapton e Jimmy Page.

O maior - Em uma pesquisa da revista americana Rolling Stone publicada em 2015, entre músicos, críticos e jornalistas, Eddie Van Halen foi eleito o oitavo melhor guitarrista de todos os tempos, na lista entre Duane Allman e Chuck Berry. 

Já a Guitar World, em 2012, não teve dúvidas: cravou seu nome no topo do ranking.

Num estilo musical que explorou as fronteiras entre o hard rock e o heavy metal, Eddie Van Halen conquistou uma legião de fãs e fez sua banda vender milhões de cópias de álbuns como 1984 (1984), que contém o mega hit 'Jump'. 

Entre 1986 e 1995, o grupo lançou quatro discos consecutivos que alcançaram o primeiro lugar das paradas nos EUA.

Ainda nos anos 1980, Eddie viria a colaborar com Michael Jackson, com o solo na canção 'Beat It', do álbum ‘Thriller’, atendendo a pedido de Quincy Jones e do próprio Michael Jackson.

A gravação foi feita em 1982 em um take apenas, e o guitarrista não recebeu nada pelo solo da canção que chegou às paradas no dia 12 de março de 1983, ficou por 15 semanas e alcançou o 1º lugar nos EUA, Países Baixos e Espanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário