Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

Estátua do Jegue perde o pênis

Sobrou apenas uma parte, que as pessoas estão chamando de 'cotôco'
Um forte deslocamento de ar mutilou a estátua instalada na entrada de Timbaúba dos Batistas durante o treinamento militar da Operação Cruzex 2018

Um inusitado efeito colateral do treinamento militar, a chamada Operação Cruzex 2018, atingiu a Estátua do Jegue em Timbaúba dos Batistas.
O espaço aéreo da cidade era rota dos caças supersônicos que estavam fazendo manobras em velocidades que ultrapassaram a barreira do som, em baixa altitude, na última sexta-feira, 23 de novembro.
Quando as aeronaves passaram sobre Timbaúba, além do estrondo sônico (algo parecido com um um trovão), o deslocamento de ar amputou o pênis da estátua, localizada na entrada da cidade.
Velocidade supersônica provoca forte deslocamento de ar
As aeronaves voavam a cinco mil metros de altura, cumprindo todos os procedimentos de segurança previstos para este tipo de manobra, sem riscos para a população local.
Mas a estátua não resistiu, e pela segunda vez teve o pênis amputado involuntariamente.
Na primeira, em outubro de 2011, um tremor de terra com 8,7 pontos na Escala Richter e epicentro no Sítio Tôco, também fez a estátua perder o pênis.
A obra foi restaurada mas, como está permanentemente exposta ao sol, a peça que representa o pênis do animal amoleceu e caiu de novo com o forte deslocamento de ar provocado pela velocidade dos aviões.
A primeira pessoa a ver a mutilação foi o aposentado Biró de Silon, que saiu avisando às pessoas: "o pau do jumento caiu, o pau do jumento caiu!".
O prefeito Chilon Batista, em entrevista ao Bar de Ferreirinha, disse que vai mandar restaurar a Estátua do Jegue com um acessório mais resistente, e em posição de combate.
A FAB publicou nota oficial tranquilizando a população, informando que um avião supersônico é capaz de alcançar velocidades maiores que a do som, ou seja mais de 1234,8 Km/h, sem risco para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário