Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Machado de Assis lido por Ivan Maciel

Imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras lança livro em que se debruça sobre a obra de Machado de Assis, hoje, na ANL

O escritor, professor aposentado da URFN, procurador de Justiça e articulista do jornal Tribuna do Norte Ivan Maciel de Andrade, 80, lança hoje o livro Machado que eu li, com textos jornalísticos que falam da obra de Machado de Assis, considerado o “Patrono das Letras” e maior escritor da literatura brasileira.
O autor contabiliza mais de 700 artigos publicados na Tribuna e, por insistência de amigos como Woden Madruga e Jarbas Martins, resolveu publicar na forma de livro os que falam sobre Machado.
A obra Machado que eu Li, da Editora Caravela Selo Cultural, reúne 110 textos que, segundo o autor, “fogem dos jargões acadêmicos. O livro pode e deve ser lido por qualquer pessoa que tenha interesse em literatura”.
Ivan Maciel ocupa a cadeira número 17 da Academia Norte-rio-grandense de Letras, assento que foi do amigo, ex-ministro e ex-governador Aluízio Alves.
“Esse livro aproxima Machado do leitor”, diz ele, acrescentando que a aparente dificuldade em se ler Machado tem a ver com o fato de que ele era um escritor erudito, com características anglófilas, ou seja, um admirador extremado da cultura inglesa. 
“Passada essa barreira inicial, sua leitura se mantém atual e necessária. Machado retratou a história social do Brasil de maneira crítica. Ele problematizava as questões humanas. Era um escritor, de certa forma, trágico”, diz, acrescentando que os temas fundamentais da obra machadiana eram o ciúme e a alma feminina.
Leitor voraz a vida inteira, Ivan Maciel dedicou-se aos contos, crônicas e críticas não só de Machado de Assis, mas também de autores como (Fiódor) Dostoiévski (1821-1881), (Liev) Tolstói, (Marcel) Proust, (Anton) Tchekhov, Jorge Luis Borges, dentre muitos outros.
O autor acredita ser este o primeiro livro escrito nesse formato sobre a obra de Machado de Assis, que já foi tema de grandes escritores como Astrojildo Pereira e Roberto Schwarz.
É possível que o Rio Grande do Norte inaugure através de Ivan Maciel de Andrade um espaço na crítica à obra machadiana, que sai dos rincões acadêmicos, passeia pelas páginas efêmeras de um jornal e se assenta, finalmente, em livro.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Machado que eu Li” 
Autor: Ivan Maciel de Andrade
Quando: Hoje, 19 de abril, às 18h
Local: Academia Norte Riograndense de Letras
Endereço: Rua Mibipu 443, Petrópolis, Natal
Quanto? R$ 40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário