Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O que é Lula?

      

Ivar Hartmann

O primeiro escândalo de corrupção no governo Lula foi o Mensalão, denunciado em 2005. Tratava-se de um esquema de compra de votos por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), denunciado pelo deputado Roberto Jefferson, que depois fez delação premiada. Como diz a gíria, naquela Lula escapou com o “rabo no meio das pernas”. Posteriormente com os inquéritos e processos da Lava Jato, o Mensalão virou figura da história, provando que os brasileiros são inventivos e capazes de sempre melhorar suas performances. Como o PT não patenteou suas ações de assalto aos cofres públicos, outros partidos seguiram a mesma linha e a Operação Lava Jato serviu para lavar a alma da população brasileira, espoliada pelo grupamento a quem o povo dá o nome pejorativo de Centrão, que agora domina Brasília e os Poderes.

Da Agência Brasil: nos primeiros cinco anos da Lava Jato (2019) ela condenou 155 pessoas, em 50 processos sentenciados por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crime contra a ordem econômica, falsidade ideológica. No período, R$ 2,5 bilhões retornaram à Petrobras. Há ainda 11,5 bilhões a serem devolvidos para o erário, inclusive à petrolífera, já acordados com a Justiça Federal. No total de 13 acordos de leniência com empresas envolvidas, está previsto o ressarcimento de R$ 13 bilhões. A prova material de que Lula é corrupto. Para estes números foram feitos vários acordos com os criminosos que confessaram o que deram em bens materiais a Lula. Ninguém paga suborno de graça. Mas tem os promotores, independentes, para a defesa dos interesses da população. Há que calá-los.


Promotor de Justiça aposentado

ivar4hartmann@gmail.com


Um comentário:

  1. Infelizmente parece que a maioria dos promotores se alinham com as diatribes de Xandão e sua gente, pois não vemos nenhum protesto de parte daqueles que a sociedade empoderou com a missão de fiscalizar a correta aplicação da lei.
    É de se perguntar: onde andam as associações de classe que não se manifestam contra esse estado de coisas?
    Concordam???????????

    ResponderExcluir