Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Memória de 50 em corpo de 80

   

Ivar Hartmann

A Agência Einstein publicou estudo que o Jornal NH, o cada vez melhor jornal do Vale dos Sinos, endossou em seu espaço saúde. E que alegrou meu fim de semana porque foi escrito para mim. E para todos os idosos. Existe uma categoria de Superidosos. Isso. Super-homem, Super-homem Aranha, Super-Batman, Superidoso. É o seguinte: pesquisadores de todo mundo, como exemplo o Massachusetts General Hospital, dos USA, estudam porque algumas pessoas de mais idade, que eles denominam de Superidosos, tem uma estrutura cerebral diferente da maioria dos idosos, e uma rede neural que se assemelha muito as dos mais jovens. Sabe-se que o nosso cérebro, base de nossa vida, ao envelhecer sofre um declínio lento e continuo. Isso prejudica a comunicação entre os neurônios e provoca danos à memória. Já escrevi aqui no NH sobre os neurônios. Sou parecido com o Bolsô:  sou um expert em saúde...

O que interessa: como chego a ser um Superidoso e não um dependente dos filhos? Quatros ideias fundamentais: 

1 - Os Superidosos devem ter vida ativa: exercícios físicos ao menos três vezes por semana. Aumentam a performance do corpo, mantem o peso e controlam o Alzheimer. 

2 - Os Superidosos se desafiam: estimulam diariamente o cérebro com atividades mentais. Leitura, palavras cruzadas, Sudoku, leitura de assuntos novos e não familiares. Para sair de sua zona de conforto. 

3 - Os Superidosos fazem amizades com facilidade: daí o exemplo é minha mãe que morreu lúcida aos 95 anos, fazendo amizades com os novos vizinhos do edifício onde morava. 

4 - Os Superidosos podem beber: esta, para mim, a grande descoberta. Chope ou vinho, com moderação, não fazem mal a ninguém! 

Os estudos são de idosos de 67 anos em diante. Então, nunca é tarde para aprender a reviver.

Promotor de Justiça aposentado

ivar4hartmann@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário