Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Caicó e o RN amanheceram de luto

Aos 56 anos de idade, morre o pesquisador, professor, escritor e poeta caicoense Muirakytan Macedo


Hoje de madrugada, às 3h36, o coração de Muirakytan Kennedy de Macedo parou de bater e entristeceu os meios intelectuais e culturais de Caicó e do Rio Grande do Norte. Ele estava internado na Policlínica do Alecrim, em Natal, convalescendo de um câncer renal, doença que foi diagnosticada há mais de dois anos.

Natural de Caicó, Muirakitan faria 57 anos sexta-feira que vem, dia 9 de julho. Era professor aposentado do Departamento de História do CERES/Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Mestrado em História da UFRN. Deixou uma obra fundamental sobre a região do Seridó, uma das suas paixões, que se tornou referência para os novos historiadores e pesquisadores.

A Penúltima Versão do Seridó - Uma história do regionalismo Seridoense, Edições Sebo Vermelho em 2005 e reedição em 2012 pela EDUFRN, e Rústicos Cabedais - Patrimônio e cotidiano familiar nos sertões da pecuária (Seridó - Sec. XVII), editoras Flor do Sal e EDUFRN, são dois livros imprescindíveis para entender a região que o escritor e poeta Diógenes da Cunha Lima chamou de A Civilização do Seridó.

Em 2011, Muirakytan cometeu o seu primeiro livro de poemas, chamado Partícula elementar, Editora Flor do Sal. Na orelha, ele diz que "toda poesia é sobre o óbvio. Todo verso deve ir do cisco à cisma; da carícia ao abismo; do átomo ao sentido". E arremata: "De nada adiantaria ficar aqui assistindo corpos em queda livre. Pois o Saara deseja ser o que é, linguagem. Este livro é sobre todos os desertos infestados de palavras, obviamente".

O corpo de Muyrakitan será velado a partir das 12h00 até às 17h00 no Cemitério Morada da Pax, em Emaús, Parnamirim, e depois será cremado em cerimônia restrita a parentes e amigos mais próximos. As cinzas serão depositadas no túmulo da família, ao lado dos pais, em Caicó.

Muyrakitan dedicou os livros Rústicos Cabedais e Partícula elementar à professora, escritora, poeta e companheira Ana Santana Souza. Deixou filhos e uma legião de amigos e admiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário